Falas, histórias e memórias

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense campus São Bento do Sul

Apresentação do Produto Educacional

“História da implantação do IFC-São Bento do Sul a partir de sua relação com os arranjos produtivos sociais e culturais locais”

Apresentação do Projeto

Esta plataforma tem como objetivo subsidiar educadores, pesquisadores e estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a realização de projetos extensionistas que utilizem a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica.

A proposta é estimular estudantes a expressarem suas histórias e memórias relacionadas à escola, promovendo o protagonismo estudantil e fortalecendo o sentimento de pertença com a instituição escolar, parte essencial para uma formação humana integral, na qual o estudante não é reduzido à sua dimensão técnica, mas compreendido em sua historicidade, identidade cultural e capacidade de intervir na realidade.

 

Vinculação Institucional

Este guia metodológico é vinculado a aplicação do projeto de extensão “Falas, histórias e memórias da escola”, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – campus São Bento do Sul, em articulação com a pesquisa “História da implantação do IFC-São Bento do Sul a partir de sua relação com os arranjos produtivos sociais e culturais locais”, desenvolvida no Programa Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) do IFC campus Blumenau.

Essa articulação reforça a dimensão acadêmica e social da iniciativa, alicerçada em uma abordagem interdisciplinar que integra ensino, pesquisa e extensão.

 

Eixos Teórico-Conceituais

Os eixos teórico-conceituais que estruturam tanto o projeto como este manual, são: cultura escolar, território e linguagem audiovisual. Essas categorias não apenas orientam os procedimentos metodológicos, mas também fundamentam uma concepção de educação comprometida com a formação humana integral, com a valorização da memória e com a relação dialógica entre escola e território.

Cultura escolar

Compreende as práticas, valores, rituais e conhecimentos que constituem o ambiente escolar e moldam as experiências educativas dos estudantes.

Território

Espaço geográfico, social e cultural onde a escola está inserida, influenciando e sendo influenciado pelas práticas educativas e pela comunidade escolar.

Linguagem Audiovisual

Ferramenta pedagógica que permite a expressão criativa, o registro de memórias e a construção de narrativas pelos estudantes.

Formação Humana Integral

Este projeto está fundamentado na concepção de formação humana integral, que busca:

Objetivos do Projeto

Para Educadores

Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a realização de projetos extensionistas que utilizem a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica.

Para Estudantes

Estimular a expressão de histórias e memórias relacionadas à escola, promovendo o protagonismo e o sentimento de pertença à instituição.

Para a Instituição

Fortalecer a relação entre escola e território, valorizando a memória institucional e sua inserção na comunidade local.

Para a Pesquisa

Contribuir para a produção de conhecimento sobre a história do IFC-São Bento do Sul e sua relação com os arranjos produtivos locais.

Integração

Ensino, Pesquisa e Extensão

Este projeto representa a articulação entre as três dimensões fundamentais da educação superior: o ensino, através da formação humana integral; a pesquisa, por meio da investigação histórica; e a extensão, pela interação dialógica com a comunidade.

História escrita IFC

Sobre o IFC

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), foram instituídos como uma estratégia de interiorização e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e constitui um marco significativo nas políticas públicas de educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, representando não apenas uma expansão quantitativa da oferta educacional, mas também uma reconfiguração qualitativa da relação entre formação profissional e desenvolvimento territorial.

O Instituto Federal Catarinense foi constituído a partir da integração de instituições educacionais preexistentes no estado de Santa Catarina, especificamente escolas agrotécnicas federais e colégios agrícolas anteriormente vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esta origem institucional confere ao IFC uma identidade singular, caracterizada pela forte tradição na educação agrícola, que gradativamente se diversifica para contemplar outros eixos tecnológicos em consonância com as especificidades dos territórios onde seus campi se localizam.

Objetivos do Projeto

A história do IFC São Bento do Sul está intrinsecamente ligada aos arranjos produtivos, sociais e culturais da região. A oferta de cursos e as atividades de pesquisa e extensão foram planejadas considerando as características econômicas e sociais locais.

Segundo os mapeamentos de Arranjos Produtos Locais, existem 03 APLs identificados para a microrregião de São Bento do Sul. Os cursos ofertados dialogam diretamente com os APLs moveleiro e madeireiro, mas não com o APL de turismo.

APL Moveleiro

São Bento do Sul é reconhecida como um importante polo moveleiro, o que influenciou a oferta de cursos relacionados à automação industrial e tecnologia.

APL Madeireiro

A forte presença da indústria madeireira na região também influenciou a definição dos eixos tecnológicos e cursos oferecidos pelo campus.

APL Turismo

Embora identificado como um APL regional, o setor de turismo ainda não é contemplado diretamente pelos cursos oferecidos pelo campus.

História escrita IFC

Cultura escolar

Bem-vindo à seção “Falas, histórias e memórias”!

Aqui, convidamos você a embarcar em uma jornada pelas narrativas e memórias que emolduram a história do nosso IFC campus São Bento do Sul. Acreditamos que a história é mais do que datas e eventos; ela é composta por vozes, experiências e sentimentos que ressoam ao longo do tempo.

Em “Falas, histórias e memórias” você encontrará entrevistas com aqueles que vivenciam(ram) o IFC-SBS, além de audiovisuais que capturam momentos significativos de relação e memória com a instituição. Cada relato traz à tona não apenas fatos, mas também as emoções e as vivências que fazem parte da nossa construção coletiva.

Através dessas memórias, buscamos promover uma reflexão sobre a cultura escolar que permeia o IFC-SBS, além de celebrar as conquistas e os desafios enfrentados ao longo do tempo.

Falas

Galeria de memórias

Projeto de Extensão “Falas, histórias e memórias da escola”

Este projeto de extensão utiliza a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica para estimular estudantes a expressarem suas histórias e memórias relacionadas à escola.

Metodologia

Resultados Esperados

Dedicação aos educadores

Como construir espaços educativos mais sensíveis às vozes dos estudantes e de seu território? Como narrar a história da escola a partir de quem a vive cotidianamente? Este guia foi pensado para educadores da EPT que desejam transformar memórias, imagens e histórias em práticas pedagógicas críticas e criativas.

Manual para Educadores

“Falas, Histórias e Memórias: guia metodológico para projetos de extensão com audiovisual na Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido como guia para subsidiar educadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na realização de projetos extensionistas que utilizem a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica e como parte do produto educacional.

Conteúdo do Manual

Recursos para Educadores

Ferramentas Pedagógicas

Formação continuada

Dedicação aos pesquisadores

Este espaço compartilha elementos da pesquisa que deu origem a esta plataforma, oferecendo subsídios para pesquisadores interessados na história do IFC São Bento do Sul e sua relação com o território.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “História da implantação do IFC-São Bento do Sul a partir de sua relação com os arranjos produtivos sociais e culturais locais” foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e buscou compreender o processo de implantação do campus e sua articulação com o desenvolvimento regional.

Objetivos da pesquisa

Metodologia

Sobre a Pesquisadora e Orientador

Larissa Merlo Morales da Silva

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT. Atua como Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal Catarinense campus São Bento do Sul.

Reginaldo Leandro Placido

Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Links de Pesquisa

Dissertação

Acesse a dissertação completa “História da implantação do IFC-São Bento do Sul a partir de sua relação com os arranjos produtivos sociais e culturais locais”

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Bibliografias e links úteis